Avançar para o conteúdo principal

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Embora pertençam a um mesmo ramo da tecnologia, Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) não são a mesma coisa.A principal diferença entre estas duas tecnologias está no facto de que, enquanto a Realidade Aumentada permite a imersão do usuário em um ambiente 3D, a Realidade Virtual traz elementos do mundo virtual para o real.

A RV reporta-se à reprodução completa num local de uma realidade distante ou imaginária – seja através de smartphones, tablets, de salas especialmente criadas para o efeito, de consolas como a Playstation RV ou de óculos RV como os Samsung Gear RV, Google Cardboard e Oculus Rift ou HTC Vive.

Um exemplo da aplicação da Realidade Vrtual (RV) é o jogo Pokémon Go, em que os monstrinhos de bolso podem ser vistos em diversos locais reais, por meio da câmera do smartphone. No caso da Realidade Aumentada (RA) é o 3D que imerge em nosso mundo como por exemplo nos filmes 3D.




  ←Realidade Virtual (Pokémon Go)




             











 
     Realidade Aumentada (vídeo 360º graus)→





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Formatos de imagens digitais

Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos. Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em: programas bitmap (imagem) e programas vetoriais (gráficos ou desenho). O  método de compressão com perda de dados  refere-se a métodos de compressão aplicados quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original, mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é frequentemente utilizado para compactar áudio e vídeo para a internet. O método de compressão sem perda de dados refere-se a métodos de compressão de dados aplicados por algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original. Agora vamos abordar vários formatos de ficheiros de imagem bitmap tais como: BMP GIF JPEG PDF PNG TIFF O formato de arquivo BMP é ...

Reparação de imagens danificadas (photoshop)

Nesta aula ainda aprendemos a reparar imagens antigas e a fazer a multipacação e modificaçao de imagens, como podem verificar em baixo. Sem reparos                                       Com reparos

Tipos de media: modelos de cor

Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Assim, o objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto. Píxel é o menor elemento em um dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor.       Outra definição importante é a resolução de imagem que descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resumidamente, resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem . A profundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Em suma o tamanho do ficheiro vai sempre depender da resolução e da...