Avançar para o conteúdo principal

Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Embora pertençam a um mesmo ramo da tecnologia, Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) não são a mesma coisa.A principal diferença entre estas duas tecnologias está no facto de que, enquanto a Realidade Aumentada permite a imersão do usuário em um ambiente 3D, a Realidade Virtual traz elementos do mundo virtual para o real.

A RV reporta-se à reprodução completa num local de uma realidade distante ou imaginária – seja através de smartphones, tablets, de salas especialmente criadas para o efeito, de consolas como a Playstation RV ou de óculos RV como os Samsung Gear RV, Google Cardboard e Oculus Rift ou HTC Vive.

Um exemplo da aplicação da Realidade Vrtual (RV) é o jogo Pokémon Go, em que os monstrinhos de bolso podem ser vistos em diversos locais reais, por meio da câmera do smartphone. No caso da Realidade Aumentada (RA) é o 3D que imerge em nosso mundo como por exemplo nos filmes 3D.




  ←Realidade Virtual (Pokémon Go)




             











 
     Realidade Aumentada (vídeo 360º graus)→





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tipos de media: Texto

Dentro dos conteúdos multimédia temos os dinâmicos e, neste trabalho, vamos aprofundar um dos media: o texto. Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Os principais exemplos de fontes escaladas são as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolo...

Formatos de imagens digitais

Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos. Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em: programas bitmap (imagem) e programas vetoriais (gráficos ou desenho). O  método de compressão com perda de dados  refere-se a métodos de compressão aplicados quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original, mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é frequentemente utilizado para compactar áudio e vídeo para a internet. O método de compressão sem perda de dados refere-se a métodos de compressão de dados aplicados por algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original. Agora vamos abordar vários formatos de ficheiros de imagem bitmap tais como: BMP GIF JPEG PDF PNG TIFF O formato de arquivo BMP é ...

App Inventor (Projeto final)

Neste projeto escolhemos o tema “Vila Real, a nossa terra” e com isto fizemos uma aplicação que consiste em testar os conhecimentos das pessoas sobre a cidade, e aprofundar os seus conhecimentos sobre os doces típicos da região, como podem verificar em baixo:                  Esta aplicação contêm 3 screens, som, imagens, password e outras coisas que utilizamos e aprendemos a utilizar nas aulas.