Avançar para o conteúdo principal

Cidadania Digital






Cidadania Digital é o uso da tecnologia de forma responsável por parte das pessoas. Assim como a ética, é um direito e dever de todos saber usar corretamente as tecnologias.

Esta é formada por usuários tecnológicos, também chamados de cidadãos digitais, responsáveis pelo uso adequado ou não das inovações tecnológicas.

Dentro da cidadania digital temos vários termos para serem abordados e, entre eles, a segurança digital. A segurança digital é muito importante por causa da nossa privacidade, há que ter cuidados pois há muitas fragilidades na internet e, para evitarmos fraudes e sermos expostos devemos, por exemplo proteger bem as nossas contas com palavras-passes fortes ou ter cuidado com links e e-mails suspeitos pois os vírus podem expôr os nossos dados pessoais.

Outro dos termos que temos de abordar é a saúde e bem-estar digital. A internet mudou muita coisa e foi fundamental para a evolução da população mas também pode ser prejudicial para a nossa saúde. Estar demasiado tempo conectado com os aparelhos digitais pode trazer riscos à saúde por exemplo para a visão, braços e mãos, e até prejudicar a qualidade de vida e os relacionamentos com outras pessoas. Quem é viciado em tecnologia e internet tem outros problemas associados, como por exemplo a obesidade, depressão, fobia social e também lesões por esforços repetitivos por causa dos movimentos no computador. Estudos sugerem que o ideal seria que apenas usassemos tecnologia duas horas diárias.

Outro aspeto importante da cidadania digital são as leis digitais, que consistem num 
conjunto de normas, aplicações, conhecimentos e relações jurídicas, oriundas do universo digital.


A literacia digital é outro termo sobre cidadania digital e este designa a destreza de uma determinada língua, sobretudo no que diz respeito à leitura, escrita e oralidade as quais desempenham um papel preponderante na comunicação e na compreensão de ideias que neste caso se refere á comunicação digital.

O nosso conselho é que respeitem as outras pessoas e a privacidade delas e que não sejam viciados em tecnologia pois a nossa saúde é muito importante! Tentem abstrair-se das plataformas digitais e divirtam-se!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tipos de media: Texto

Dentro dos conteúdos multimédia temos os dinâmicos e, neste trabalho, vamos aprofundar um dos media: o texto. Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Os principais exemplos de fontes escaladas são as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolo

Reparação de imagens danificadas (photoshop)

Nesta aula ainda aprendemos a reparar imagens antigas e a fazer a multipacação e modificaçao de imagens, como podem verificar em baixo. Sem reparos                                       Com reparos

App Inventor (músicas)

Nestas aulas fizemos uma ficha mais complexa, com três screens. Nos screens introduzimos a password, a música e as notificações: