Avançar para o conteúdo principal

Tipos de media: imagem e cor

Dentro dos tipos de media temos a imagem. Uma breve definição de imagem podemos dizer que vem do latim "imago" e significa a representação visual de uma pessoa ou de um objeto.



Na ficha de trabalho tinhamos de comentar entre duas afirmações e nós escolhemos a frase 
“Uma imagem vale mais que mil palavras” que é uma expressão popular de autoria de um filósofo chinês, utilizada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens.
O significado deste ditado está relacionado com a facilidade em compreender determinada situação a partir do uso de recursos visuais, ou a facilidade de explicar algo com imagens, ao invés de palavras (sejam escritas ou faladas).







Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.








O ser humano tem dois tipos de visão, escotópica e a fotópica.
A visão escotópica capta baixos níveis de luminosidade e não detecta as cores. Este tipo de visão é utilizado durante a noite, ou estando em ambientes escuros depois de certo tempo, onde o olho passa a ser mais sensível às ''luzes azuis''.
A visão fotópica é a que possibilita ver cores, que é utilizado durante o dia ou em níveis normais de luminosidade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tipos de media: Texto

Dentro dos conteúdos multimédia temos os dinâmicos e, neste trabalho, vamos aprofundar um dos media: o texto. Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Os principais exemplos de fontes escaladas são as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolo...

QR Code

QR Code ou Code QR é a sigla de "Quick Response" que significa resposta rápida. Os QR Codes tiveram origem 1994 no Japão e foram criados para facilitar o processo de catalogação dos componentes para automóveis. QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente usando na maioria dos smartphones. Esse código é convertido em texto (interativo), num endereço, num número de telefone, numa localização georeferenciada, num e-mail, num contacto ou num SMS. No espaço a baixo temos os 3 QR Codes que realizamos na aula, um deles é referente ao link do nosso blog, outro é referente ao link do gmail e também temos um referente a uma mensagem secreta! Convidamo-vos a experimentar os nossos QR Codes e a tentar descobrir a mensagem secreta!    Webgrafia: https://classroom.google.com/u/0/c/MTc5NTg0NDQzOTJa/a/MTgzNjI1MDA1NjRa/details https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR

Introdução á programação (parte 2)

Uma das personagens mais importante da programação é Ada Lovelace. Ada Augusta King , Condessa de Lovelace é atualmente conhecida como Ada Lovelace. Nascida em Byron a 10 de dezembro de 1815, foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. Durante o período em que esteve envolvida com este projeto, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história. “Nos dias de hoje, com o grande avanço da tecnologia, os dispositivos móveis estão a tornar-se muito poderosos.” Graças ao avanço das tecnologias e da programação os dispositivos móveis como o telemóvel, smartwatches, tablets, computadores, etc. têm cada vez mais impacto no nosso quotidiano. Cada vez mais trabalhamos com a tecnologia seja no tr...