Avançar para o conteúdo principal

Introdução á programação

Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem específica, pois, o computador só entende uma linguagem conhecida como código binário ou código máquina, consistente em zeros e uns; ou seja só utiliza 0 e 1 para codificar qualquer ação.



Dentro da programação existe a linguagem de baixo nível e a linguagem de alto nível:

Linguagens de baixo nível

As linguagens de baixo nível são linguagens totalmente dependentes da máquina, ou seja, em que o programa onde se realiza este tipo de linguagem não pode ser utilizado em outras máquinas, pois, ao estar praticamente desenhado a medida do hardware, aproveitam ao máximo as características do mesmo.


Linguagens de alto nível

As linguagens de alto nível são aquelas que se encontram mais próximas à linguagem natural que à linguagem máquina e estão dirigidas a solucionar problemas mediante o uso de EDD's.
Os EDD's são as abreviaturas de Estruturas Dinâmicas de Dados, e são estruturas que nos permitem criar estruturas de dados que se adaptem às necessidades reais de um programa.







Para além das diferentes linguagens de programação temos de saber diferenciar o que é um algoritmo e um programa.

Algoritmo

Um algoritmo é um esquema de resolução de um problema que pode ser implementado com qualquer sequência de valores ou objectos que tenham uma lógica infinita (por exemplo, a língua portuguesa, a linguagem Pascal, uma sequência numérica,...), ou seja, qualquer coisa que possa fornecer uma sequência lógica.



Programa

Um programa é uma colecção de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou contendo a forma executável deste código fonte.













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tipos de media: Texto

Dentro dos conteúdos multimédia temos os dinâmicos e, neste trabalho, vamos aprofundar um dos media: o texto. Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Os principais exemplos de fontes escaladas são as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolo...

QR Code

QR Code ou Code QR é a sigla de "Quick Response" que significa resposta rápida. Os QR Codes tiveram origem 1994 no Japão e foram criados para facilitar o processo de catalogação dos componentes para automóveis. QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente usando na maioria dos smartphones. Esse código é convertido em texto (interativo), num endereço, num número de telefone, numa localização georeferenciada, num e-mail, num contacto ou num SMS. No espaço a baixo temos os 3 QR Codes que realizamos na aula, um deles é referente ao link do nosso blog, outro é referente ao link do gmail e também temos um referente a uma mensagem secreta! Convidamo-vos a experimentar os nossos QR Codes e a tentar descobrir a mensagem secreta!    Webgrafia: https://classroom.google.com/u/0/c/MTc5NTg0NDQzOTJa/a/MTgzNjI1MDA1NjRa/details https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR

Introdução á programação (parte 2)

Uma das personagens mais importante da programação é Ada Lovelace. Ada Augusta King , Condessa de Lovelace é atualmente conhecida como Ada Lovelace. Nascida em Byron a 10 de dezembro de 1815, foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. Durante o período em que esteve envolvida com este projeto, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história. “Nos dias de hoje, com o grande avanço da tecnologia, os dispositivos móveis estão a tornar-se muito poderosos.” Graças ao avanço das tecnologias e da programação os dispositivos móveis como o telemóvel, smartwatches, tablets, computadores, etc. têm cada vez mais impacto no nosso quotidiano. Cada vez mais trabalhamos com a tecnologia seja no tr...