Avançar para o conteúdo principal

Introdução á programação

Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem específica, pois, o computador só entende uma linguagem conhecida como código binário ou código máquina, consistente em zeros e uns; ou seja só utiliza 0 e 1 para codificar qualquer ação.



Dentro da programação existe a linguagem de baixo nível e a linguagem de alto nível:

Linguagens de baixo nível

As linguagens de baixo nível são linguagens totalmente dependentes da máquina, ou seja, em que o programa onde se realiza este tipo de linguagem não pode ser utilizado em outras máquinas, pois, ao estar praticamente desenhado a medida do hardware, aproveitam ao máximo as características do mesmo.


Linguagens de alto nível

As linguagens de alto nível são aquelas que se encontram mais próximas à linguagem natural que à linguagem máquina e estão dirigidas a solucionar problemas mediante o uso de EDD's.
Os EDD's são as abreviaturas de Estruturas Dinâmicas de Dados, e são estruturas que nos permitem criar estruturas de dados que se adaptem às necessidades reais de um programa.







Para além das diferentes linguagens de programação temos de saber diferenciar o que é um algoritmo e um programa.

Algoritmo

Um algoritmo é um esquema de resolução de um problema que pode ser implementado com qualquer sequência de valores ou objectos que tenham uma lógica infinita (por exemplo, a língua portuguesa, a linguagem Pascal, uma sequência numérica,...), ou seja, qualquer coisa que possa fornecer uma sequência lógica.



Programa

Um programa é uma colecção de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou contendo a forma executável deste código fonte.













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Formatos de imagens digitais

Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos. Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em: programas bitmap (imagem) e programas vetoriais (gráficos ou desenho). O  método de compressão com perda de dados  refere-se a métodos de compressão aplicados quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original, mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é frequentemente utilizado para compactar áudio e vídeo para a internet. O método de compressão sem perda de dados refere-se a métodos de compressão de dados aplicados por algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original. Agora vamos abordar vários formatos de ficheiros de imagem bitmap tais como: BMP GIF JPEG PDF PNG TIFF O formato de arquivo BMP é ...

Tipos de media: Texto

Dentro dos conteúdos multimédia temos os dinâmicos e, neste trabalho, vamos aprofundar um dos media: o texto. Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Os principais exemplos de fontes escaladas são as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolo...

Introdução á programação (parte 2)

Uma das personagens mais importante da programação é Ada Lovelace. Ada Augusta King , Condessa de Lovelace é atualmente conhecida como Ada Lovelace. Nascida em Byron a 10 de dezembro de 1815, foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. Durante o período em que esteve envolvida com este projeto, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história. “Nos dias de hoje, com o grande avanço da tecnologia, os dispositivos móveis estão a tornar-se muito poderosos.” Graças ao avanço das tecnologias e da programação os dispositivos móveis como o telemóvel, smartwatches, tablets, computadores, etc. têm cada vez mais impacto no nosso quotidiano. Cada vez mais trabalhamos com a tecnologia seja no tr...