Avançar para o conteúdo principal

Introdução á programação (parte 2)

Uma das personagens mais importante da programação é Ada Lovelace.
Ada Augusta King, Condessa de Lovelace é atualmente conhecida como Ada Lovelace. Nascida
em Byron a 10 de dezembro de 1815, foi uma matemática e escritora inglesa.
Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina. Durante o período em que esteve envolvida com este projeto, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.





“Nos dias de hoje, com o grande avanço da tecnologia, os dispositivos móveis estão a tornar-se muito poderosos.”




Graças ao avanço das tecnologias e da programação os dispositivos móveis como o telemóvel, smartwatches, tablets, computadores, etc. têm cada vez mais impacto no nosso quotidiano.

Cada vez mais trabalhamos com a tecnologia seja no trabalho/escola ou apenas pelo lazer pois cada vez mais temos um "leque de informações" na palma das nossas mãos. Para além disso a nossa ligação com os telemóveis é cada vez maior graças ao apelo e à facilidade que as redes sociais nos dão para comunicar e também graças à quantidade de aplicações que conseguimos obter para diversos meios.








Android é um sistema operacional (SO) baseado no núcleo Linux e atualmente desenvolvido pela empresa de tecnologia Google. Com uma interface de usuário baseada na manipulação direta, o Android é projetado principalmente para dispositivos móveis como smartphones e tablets. O sistema operacional utiliza-se para que o usuário possa manipular objetos virtuais e também de um teclado virtual. Apesar de ser principalmente utilizado em dispositivos com tela sensível ao toque, também é utilizado em videogames, câmeras digitais, computadores e outros dispositivos eletrônicos.
O Android é o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo, e, em 2013, possuía a maior percentagem das vendas mundiais de SO móveis. Inicialmente, este sistema operacional foi desenvolvido pela empresa Android, Inc., à qual o Google dava suporte financeiramente e foi comprada pela mesma em 2005. O Android é muito popular entre empresas de tecnologia que procuram um software pronto, de baixo custo e personalizável para dispositivos de alta tecnologia.










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Formatos de imagens digitais

Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos. Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em: programas bitmap (imagem) e programas vetoriais (gráficos ou desenho). O  método de compressão com perda de dados  refere-se a métodos de compressão aplicados quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original, mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é frequentemente utilizado para compactar áudio e vídeo para a internet. O método de compressão sem perda de dados refere-se a métodos de compressão de dados aplicados por algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original. Agora vamos abordar vários formatos de ficheiros de imagem bitmap tais como: BMP GIF JPEG PDF PNG TIFF O formato de arquivo BMP é ...

Reparação de imagens danificadas (photoshop)

Nesta aula ainda aprendemos a reparar imagens antigas e a fazer a multipacação e modificaçao de imagens, como podem verificar em baixo. Sem reparos                                       Com reparos

Tipos de media: modelos de cor

Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Assim, o objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto. Píxel é o menor elemento em um dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor.       Outra definição importante é a resolução de imagem que descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resumidamente, resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem . A profundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Em suma o tamanho do ficheiro vai sempre depender da resolução e da...