Avançar para o conteúdo principal

Tipos de media: Texto


Dentro dos conteúdos multimédia temos os dinâmicos e, neste trabalho, vamos aprofundar um dos media: o texto.

Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.


As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.



As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Os principais exemplos de fontes escaladas são as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE.


Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras.
As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif (do françês "sem serifa"), também chamadas grotescas.






       










Um dos tipos de letra mais conhecido com serifa é a TIMES. Um dos tipos de letra mais utilizados sem serifa é o tipo ARIAL.





O tipo de letra que vamos escolher para fazer uma breve apresentação do tipo de letra com serifa: Times New Roman.

A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1931 para uso do jornal inglês "The Times of London". Hoje é considerada o tipo de fonte com serifa mais conhecida e utilizada ao redor do mundo.

O seu design original foi feito por Victor Lardent, sob a supervisão de Stanley Morison, no próprio jornal "The Times". A fonte então passou por um extenso período de aperfeiçoamento e revisão no escritório da "Monotype", uma empresa especializada no desenho de tipos.










Webgrafia:


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Reparação de imagens danificadas (photoshop)

Nesta aula ainda aprendemos a reparar imagens antigas e a fazer a multipacação e modificaçao de imagens, como podem verificar em baixo. Sem reparos                                       Com reparos

App Inventor (músicas)

Nestas aulas fizemos uma ficha mais complexa, com três screens. Nos screens introduzimos a password, a música e as notificações: