Avançar para o conteúdo principal

Multimédia



O conceito básico de multimédia refere-se àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação.

Há vários tipos de media e estes estão divididos entre: quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem.

Quanto à sua natureza espácio-temporal podem ser:
  • Estáticos
  • Dinâmicos
Dentro dos estáticos temos a imagem e o texto.

Imagem  significa a representação visual de uma pessoa ou de um objeto.
Por exemplo:

















Texto  → é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem.
Por exemplo:

"Autopsicografia

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração." → Autopsicografia, Fernando Pessoa.

Dentro dos dinâmicos temos o áudio, o vídeo e a animação.

Áudio → é um trabalho técnico e perceptivo, que visa a organização de materiais gravados para a produção de uma faixa sonora. Por exemplo, quando um artista grava uma música.


Vídeo →  é um sistema de gravação e reprodução de imagens, as quais podem estar acompanhadas de sons, e que se realiza através de uma banda magnética.
Por exemplo:







Animação → refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado tanto por computação gráfica quanto fotografando uma imagem desenhada ou repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, fotografando o resultado. Por exemplo:















Quanto à sua origem:


  • Capturados
  • Sintetizados


Os media capturados resultam de uma recolha do exterior para o computador, utilizando hardware específico, como, por exemplo, scanners, câmaras digitais e microfones, e também software específico.
Através destes podemos digitalizar o conteúdo pretendido, podendo este ser alterado posteriormente.



Os media sintetizados são produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico.




Há vários tipos de modos de divulgação de conteúdos multimédia e estes estão divididos entre:
  • Online
  • Offline

Online → significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da World Wide Web.


Offline → é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD.





Webgrafia:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Formatos de imagens digitais

Existem vários formatos para guardar os ficheiros de imagens digitais e os vários programas têm de ter capacidade para ler e guardar nesses formatos. Os programas de computador que trabalham com imagens estão genericamente divididos em: programas bitmap (imagem) e programas vetoriais (gráficos ou desenho). O  método de compressão com perda de dados  refere-se a métodos de compressão aplicados quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original, mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é frequentemente utilizado para compactar áudio e vídeo para a internet. O método de compressão sem perda de dados refere-se a métodos de compressão de dados aplicados por algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original. Agora vamos abordar vários formatos de ficheiros de imagem bitmap tais como: BMP GIF JPEG PDF PNG TIFF O formato de arquivo BMP é ...

Reparação de imagens danificadas (photoshop)

Nesta aula ainda aprendemos a reparar imagens antigas e a fazer a multipacação e modificaçao de imagens, como podem verificar em baixo. Sem reparos                                       Com reparos

Tipos de media: modelos de cor

Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Assim, o objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto. Píxel é o menor elemento em um dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor.       Outra definição importante é a resolução de imagem que descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo se aplica igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Resumidamente, resoluções mais altas significam mais detalhes na imagem . A profundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Em suma o tamanho do ficheiro vai sempre depender da resolução e da...