Avançar para o conteúdo principal

Codificação de Caracteres

Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres, ou seja, representações de grafemas ou unidades similares a grafemas como as que compõem um alfabeto que é utilizado na comunicação através de uma linguagem natural, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e sua transmissão através de redes de telecomunicação.


A tabela ASCII é um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando portanto apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos.


A tabela de código UNICODE é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente.

Agora vamos utilizar um link onde é possível utilizar a ferramenta "ASCII Generator" em que iremos escrever o nosso nome e apresentar-vos o resultado.

 CCCCC          tt                   iii                 
CC    C   aa aa tt      aa aa rr rr      nn nnn    aa aa 
CC       aa aaa tttt   aa aaa rrr  r iii nnn  nn  aa aaa 
CC    C aa  aaa tt    aa  aaa rr     iii nn   nn aa  aaa 
 CCCCC   aaa aa  tttt  aaa aa rr     iii nn   nn  aaa aa 
                                                         


Neste nome utilizamos o tipo de letra "letters"
                                                              
  iiii                                                        
 i::::i                                                       
  iiii                                                        
                                                              
iiiiiiinnnn  nnnnnnnn        eeeeeeeeeeee        ssssssssss   
i:::::in:::nn::::::::nn    ee::::::::::::ee    ss::::::::::s  
 i::::in::::::::::::::nn  e::::::eeeee:::::eess:::::::::::::s 
 i::::inn:::::::::::::::ne::::::e     e:::::es::::::ssss:::::s
 i::::i  n:::::nnnn:::::ne:::::::eeeee::::::e s:::::s  ssssss 
 i::::i  n::::n    n::::ne:::::::::::::::::e    s::::::s      
 i::::i  n::::n    n::::ne::::::eeeeeeeeeee        s::::::s   
 i::::i  n::::n    n::::ne:::::::e           ssssss   s:::::s 
i::::::i n::::n    n::::ne::::::::e          s:::::ssss::::::s
i::::::i n::::n    n::::n e::::::::eeeeeeee  s::::::::::::::s 
i::::::i n::::n    n::::n  ee:::::::::::::e   s:::::::::::ss  
iiiiiiii nnnnnn    nnnnnn    eeeeeeeeeeeeee    sssssssssss    
                                                              
                                                              

Neste nome utilizamos o tipo de letra "doh"


Agora vamos converter duas  imagens ASCII  e mostrar-vos o resultado espero que gostem!







                                    
                  


                  











                                     

                      

                                    







Webgrafia:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tipos de media: Texto

Dentro dos conteúdos multimédia temos os dinâmicos e, neste trabalho, vamos aprofundar um dos media: o texto. Uma fonte tipográfica é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias. As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol. As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas. Os principais exemplos de fontes escaladas são as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE. Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolo

Reparação de imagens danificadas (photoshop)

Nesta aula ainda aprendemos a reparar imagens antigas e a fazer a multipacação e modificaçao de imagens, como podem verificar em baixo. Sem reparos                                       Com reparos

App Inventor (músicas)

Nestas aulas fizemos uma ficha mais complexa, com três screens. Nos screens introduzimos a password, a música e as notificações: